terça-feira, 13 de abril de 2010

Agências e Profissionais provem que vocês tem Competência


O mercado publicitário tem algumas contradições bem interessantes. Vou falar de duas. Uma delas é a questão do foco no cliente. Enquanto se preocupam em atender cada vez melhor o consumidor dos produtos que anuncia, as agências de comunicação do Maranhão parecem se esquecer de atender a muitas das necessidades dos seus próprios clientes, que são as empresas. Uma cena comum em corredor de agência é ver um bando de publicitários reclamando de clientes que não aprovaram determinada campanha, ou que são desorganizados, ou que não tem bom gosto. E por aí vai.

Outro discurso muito frequente é o de que sem investir em comunicação dificilmente uma empresa consegue êxito no mercado. E vão além. Se a comunicação não for criativa, provavelmente não vai funcionar. As agências estão certas em dizer isso – pelo menos em parte. A comunicação criativa ajuda e muito a emplacar vendas, a desenvolver uma imagem positiva e a criar uma marca forte. No entanto, mora aí mais uma contradição: Se a comunicação e a criatividade são cruciais, por que a grande maioria das agências não utiliza desses artifícios ao seu favor? Raramente vemos agências de comunicação indo além de um simples anúncio. O que olhamos muito por aí é o velho feijão com arroz de sempre sem muito que dizer ou mostrar, um ócio criativo de tamanho incalculável em nosso mercado.

A questão aqui é que dificilmente há outro setor em que a máxima “casa de ferreiro, espeto de pau” se aplica tanto. Felizmente temos algumas exceções. Afinal, podemos falar de maioria, mas nunca generalizar.

E a sua agência, o que tem feito nesse sentido? Ao utilizar todo o seu potencial criativo em seu favor, você se diferencia, torna sua marca mais conhecida e conquista novos clientes. Além disso, as empresas poderão ver, na prática, do que você é capaz e, certamente, comprarão suas idéias com muito mais facilidade. E ai, vai encarar o desafio e deixar o mercado Maranhense mais profissional e menos banal? Comente sobre isso, queremos saber sua opinião !

“Para ter criatividade você não precisa de dinheiro, precisa é de idéias. E para ter boas idéias você só precisa ser um bom profissional competente”
(Pau no Galo)

13 comentários:

  1. Engraçado, ontem mesmo eu estava buscando sites de algumas agências e fiquei passada pq não encontrei nem site, nem blog, nem twitter, naaadaa.. de nenhuma das agencias que procurei (inclusive são as maiores daqui)... Então pensei: gente, será que tudo isso que se fala de importancia que a internet tem, da comunicação, network, os nuuumeros da internet.. tudo isso é besteira ou as agencias daqui que não acordaram pra vida? E o pior é que elas vendem esse serviço para seus clientes e nao conseguem ao menos fazer por si.. como (eu como cliente) posso confiar em uma agencia que diz dominar tao assunto se ela nao consegue fazer por si? é pq aquela ferramenta é besta e não serve pra nada? entao pq devo usa-la? rsrs... realmente, vou continuar aqui tentando entender como isso deve funcionar.. alguém pode me explicar? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Cara leitora em número e grau, mas lhe digo que isso é só a ponta do icebérg, existem coisas muito pior que estes profissionais e suas respectivas empresas fazem e que ninguém pode falar, pois eles ainda ficam zangados... Mas como este Galo não tem milho no bico, nós falamos é mesmo.

    Parabéns pelo seu Comentário! É de leitores assim que precisamos para juntos moralizarmos este mercado mais que prostituido.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o primeiro comentário, o problema do mercado maranhense é que já ficou muito fácil dizer que São luis não tem mercado, que em São luis é tudo mais complicado, mas o que os publicitarios esquecem é que nao podem se acomodar com essa idéia e deixar o crescimento de lado. É muito fácil só falar, a atitude é que está em falta. Se todos os publicitários inovassem, tomassem mais atitudes, fizessem campanhas de verdade tudo seria diferente. Acho que o que está faltando é perceber que São luis ta crescendo, que a publicidade aqui tem tudo pra ser maior e melhor! Pensem nisso

    S.D

    ResponderExcluir
  4. Pau no Galo,
    Até que fim vc começou a colocar questões relevantes.
    Questões as quais se deve discutir.
    §o§

    ResponderExcluir
  5. As principais agencias tem site sim, basta você saber quem são. Considerando à relação com clientes, o mercado é bem próspero do contrário os empresários (raça que não dá ponto sem nó) não continuariam a investir mensalmente em comunicação, não apenas publicitária, mas integrada, que aliás, é o panorama dos principais profissionais da cidade que hoje vão muito além de peças com bons títulos, mas concentram-se em estratégias onde a publicidade é uma ferramenta para alcançar um fim. enquanto isso, criativos de softwares e sem multidisplinaridade continuarão a encher as caixas de mensagens de donos de agencias com seus curriculuns medianos. Mas não os culpo em acreditar. Os culpo apenas em acreditarem nas pessoas erradas.

    ResponderExcluir
  6. Continuando meu contário ( o primeiro)...
    Ok, as agências tem sites.. então kd? Vc poderia coloca os links de alguns aqui e eu até agradecria. Numa pesquisa no google coloquei o nome de varias agencias inclusive de assessoria de comunicação e não tive nenhum resultado, no máximo os contatos (provavelmnte desatualizados) em sites como "apontador" e fins..

    Das que procurei (umas 10), o que achei foi apenas o blog foi a Quadrante e o site da Casa de Idéias.

    O meu proposito nesses comentarios não é meter pau no trablho de nenhuma agencia, eu quero simplesmente entender como funciona o raciocinio que exclui esses meios de comunicação alternatvos. Se bem que a internet já não é mais tão alternativa assim. Embora a realidade do mercado local seja complicado, estamos cheios de novos empreendimentos chegando na cidade e não podemos fechar os olhos p ara isso.

    ResponderExcluir
  7. "enquanto isso, criativos de softwares e sem multidisplinaridade continuarão a encher as caixas de mensagens de donos de agencias com seus curriculuns medianos"

    Então se os profissionais locais não são da altura das agencias, então pq nao importam de outras cidades? Não é assim que funciona em todos os lugares?

    ResponderExcluir
  8. Finalmente um post decente! Bom texto, crítica bem fundamentada, acentos e pingos no "i" nos locais corretos. Bastante empático, mesmo para críticos como eu. Parece que o pintinho já tá cantando de galo. Legal, se fosse sempre assim...

    ResponderExcluir
  9. Exatamente. Tem muita gente aqui brincando de fazer comunicação. O fato de você sentar numa cadeira do curso de Comunicação Social não te garante o direito de exercer a profissão plenamente. Claro que não. 11 anos de profissional de comunicação me grantem fazer este panorama. Nos últimos tempos acompanho o universo acad~emico com muito interesse justamente pela preocupação com o nível dos profissionais que serão nossos colegas de labor. Tenha uma certeza: os diamantes estão no lugar que deveriam estar, mas e a pergunta: e os carvãozinhos? aqueles que ainda não descobriram seu talento ou tiveram oportunidade de mostrá-lo? Na minha opinião esta categoria tem trabalho dobrado pra compesar no entusiasmo a flata de feeling. Mas cuidado com o entusiamos, ele pode conduzir ao senso comum, ponto morot nesta profissão. Aos novos e aspirantes profissionais, bem-vindos e tenham calma, com certeza vocês se talento existir, ele vai ser mostrado, ou será que voc~e nunca teve pelo menos uma chance? Com certeza sim, mas aí talvez você deva pensar que não é tão bom quanto pensa, porque do contrário estaria na luta. Fica a dica: um critico é aquele que fala de fora daquilo que ele não sabe fazer.
    Não façam, hajam e mostrem sua criatividade!

    ResponderExcluir
  10. Procura site direito, filhona...tem agência premiada com site, agência com mais de 25 de mercado com site, agência já comentada aqui no paunogalo com site...vc ta digitando os nomes direitinho ta?

    ResponderExcluir
  11. Ela não sabem nem os nomes das agências... tá com cara de fake...

    ResponderExcluir
  12. Também tem o cliente que desvaloriza o profissional da comunicação. Acha que de forma "intuitiva" pode execrar uma peça que foi feita com todo o embasamento científico. Idéias não surgem do infinito. Idéias são embasamentos teóricos, que são organizadas no cerébro, graças a todo estudo. O problema é que as agências contratam profissionais "intuitivos", que tem facilidade de criar. Falta o embasamento mais profundo.

    ResponderExcluir
  13. Nosssaaaaaaaaaa, QUE PROLIXO!!!!!!! A PUBLICIDADE NÃO PODE SER PROLIXA, ELA DEVE SER CLARA, OBJETIVA, SUCINTA.

    ResponderExcluir