segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cadê o Lincenciamento da FIFA ?

Ciumenta quanto às marcas registradas da Copa do Mundo de 2010, a FiFA conseguiu ontem retirar de circulação na África do Sul e em mais de 19 países ao redor do mundo anúncios que ironizava justamente essa obsessão. Isso porque, com o período da Copa do Mundo, empresas não autorizadas tentam associar seus produtos ou serviços a imagens da taça do mundo, à expressão "Copa do Mundo", ou a outras marcas e símbolos registrados da FiFA. Além disso, depositam variações relativas às marcas FiFA, na tentativa de associar suas marcas e projetos à FiFA ou à Copa do Mundo.

“A transportadora não oficial de você sabe o quê”, era o slogan da campanha publicitária da Kulula, uma companhia aérea famosa por usar a irreverência em seu marketing. A brincadeira, segundo disseram representantes da empresa, era com o fato de nem a expressão “Copa do Mundo” poder ser usada. O anúncio, veiculado em jornais e revistas, apresentava as marcas da Copa do Mundo 2010 e ainda bolas de futebol e as famosas vuvuzelas.

A entidade que comanda o futebol não achou graça e ameaçou com um processo judicial, sob o argumento de que a empresa estava fazendo “marketing de guerrilha” e se utilizando das marcas “África do Sul 2010” registradas de propriedade da entidade que só podem ser disponibilizada para uso publicitário ou outro que seja, somente através de licenciamento.

No Brasil mesmo em caso de aceitação de um registro de marca pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), empresas que não forem patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo devem prestar atenção para uma possível infração ao direito de uso da marca concedido apenas àquelas que participam oficialmente do maior evento esportivo do mundo. É o que explica o advogado da Fifa e do Comitê Olímpico Internacional (COI) no Brasil para assuntos relativos à Propriedade Intelectual, Pedro Bhering, da Bhering Advogados.

“O uso das marcas e do slogan “África do Sul 2010” sem a autorização sob licenciamento da FiFA constituem um desrespeito às leis de direito de imagem”, disse Wolfgang Eichler, porta-voz da entidade. A Kulula capitulou e retirou os anúncios de circulação.

Já no Maranhão os bons comunicólogos como sempre fazem, parece não saber ou não entender que para usar tais marcas seria preciso um contrato de licenciamento para uso de marcas direto com a FiFA, mas ao contrario disso usam descaradamente as marcas registradas “África do Sul 2010” sem nenhum constrangimento, colocando em riscos as próprias marcas de suas empresas e de seus clientes.

A organização da Copa do Mundo promete uma blitz por vários países para flagrar, punir e proteger as marcas relacionadas ao evento de abusos como estes que mostro como exemplos abaixo:



É comunicólogos, um dia vocês aprendem a fazer a coisa certa... um dia!

Obs: Lanço aqui um desafio às agências e empresas responsáveis por estas falhas que se por ventura alguma destas possuírem uma licença de uso de imagem e marca “África do Sul 2010” da entidade “FiFA (Coisa que eu acho muiiito difícil) EU DELETO ESSE BLOG!

7 comentários:

  1. tomara que nenhuma tenha, se não vou ficar triste se vc deletar esse blog!

    heheheh

    sucesso sempre!

    De: @pollyescalante

    ResponderExcluir
  2. Os comunicólogos daqui acham que por sao luis ser um fim de mundo.. eles podem fazer o que quiserem!! Vamos ler mais e procurar fazer as coisas direito!

    PS: gostei muito do post

    ResponderExcluir
  3. Independente do que escrevas, pau no galo, procure reler e reler seus posts antes de inseri-los nesse bloguinho, tá certo.
    E por favor, deixa de ser arrogante e procura estudar pra, pelo menos, ter base no que fala, ao invés de sair por aí procurando defeitos na comunicação maranhense. E quem és tú pra dizer que o mercado publicitário é incompetente?
    Por um acaso você é um publicitário, competente? Quais os seus trabalhos?
    Ao invés de mostrar o ruím, faz melhor meu caro, aí sim você conseguiria a tão desejada fama que procura. Já vi que redator não não dá pra ti. Afinal escreve mal pra caramba, erra todas as concordâncias, e fica buscando no dicionário palavras difíceis pra tentar mascarar sua notória inesperiência. Sabe fazer arte, pelo menos, só pede pra algum amiginho da tua turma fazer um textículo legal pra vc, e mostre seu talento. Ou será você um mero desclassificado que não conseguiu ainda nem se graduar em qualquer que seja a área. Desde quando se interessa pela comunicação, o que sabe sobre ela, trabalha com isso? Porque pelas asneiras que falas fica fácil enxergar o tamanho de sua incapacidade criativa.
    Alessandro Coelho!!

    ResponderExcluir
  4. Alessandro Coelho, qem defende errado é pq só pode ser um errado e meio...Creio que este deve ser o caso que melhor aplica-se a sua pessoa!

    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Não precisa ir longe.

    Olha essa: no portifólio no site de uma agencia daqui de SLZ tem um trabalho de uma tabela da copa do mundo, totalmente plagiada do globoesporte.com.

    agencia: http://www.casadeideias.com.br/

    tabela da globo: http://download.baixatudo.globo.com/parceiros/globoesporte/tabela_copa_2010.pdf

    site da globo da tabela: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1403884-17852,00-VEJA+E+BAIXE+A+TABELA+DA+COPA+DO+MUNDO.html

    ResponderExcluir
  6. Esse Alessandro Coelho fala que o pau no galo não tem graduação e bla, bla, bla, só fala asneira! O Cara esta certo, não é porque estamos no fim do mundo que temos direito de fazer o que quiser e se utilizar de coisas indevidas. Isso é além de anti ético (coisa que se da na faculdade) judicialmente errado! Acho que quem daqui nunca fez uma graduação foi você Alessando! Critica o blog, mas que seja com coisas que tem bases! ESTA ERRADO SIM FAZER ISSO, e nós como publicitários temos que fazer nossos clientes entenderem isso e não apenas concordar e continuar tornando nosso mercado aquela putinha de esquina que abaixa a blusa pra o cliente parar! VAMOS PARAR COM A PROSTITUIÇÃO PUBLICITÁRIA! Apoiado meu caro, ta erado e vamos combater, se possivel até denunciar a Fifa pra eles aprenderem que nosso mercado É SÉRIO! Não é coisa para menino de ensino médio!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o post. Só que no caso específico do Jornal OEstado, por fazer parte do Sistema Mirante, que por sua vez faz parte das Organizações Globo, não está ferindo direitos autorais por ser órgão ou grupo de imprensa credenciado a cobrir a Copa. TVs, jornais, rádios, sites podem sim usar os elementos da Copa para sua própria cobertura, em páginas internas, vinhetas, backgrounds de telejornais etc. Ao menos no exemplo postado, não se trata de uso para fim comercial ou promocional, mas sim justamente para sinalizar a própria cobertura do evento no conteúdo do jornal.

    ResponderExcluir