quarta-feira, 28 de abril de 2010

Super-Bobos da Mearim Motos

A propaganda é um dos diversos gêneros textuais existentes na nossa língua , ela tem como principal objetivo convencer o público de que aquilo a qual se mostra é tão incrível e que ela precisa ter um de qualquer jeito. A cada dia que passa vemos mais e mais propagandas com diferentes estilos de vender seu produto e diferentes formas .
Como diz o ditado “a propaganda é a alma do negócio” , podemos dizer que uma propaganda bem feita consegue vender qualquer coisa , atualmente podemos ver diversas propagandas que são perfeitas , que nos emocionam , nos fazem rir ou ficar chocados , enfim a propaganda deve ser feita com o intuito de se mostrar e de que chame realmente a atenção .
No lado oposto de tudo isso podemos ver as propagandas tidas como mal feitas e que merecem destaques, como exemplo podemos citar as péssimas propagandas da Mearim Motos, que só nas cabeças de seus criadores recebe a classificação de super interessante, mas que muito é motivo de chacota e criticas absurdas nos blogs e sites por onde ela é veiculada.
Chegou a ser a 3º pior propaganda Nacional classificada pelo Alameda Virtual www.alamedavirtual.com atrás do Anemokol, um xarope milagroso vendido nos anos 80 que além de possuir uma propaganda de muito mau gosto possuía uma trilha sonora horrível e do inseticida Super Timor que de super não tem nada .
Pra quem não conhece, a Mearim Motos é uma concessionária Honda no Maranhão. Os caras veiculam comerciais tão toscos e mal produzidos que acabaram se tornando hits na internet. Como top hits temos o comercial do Chaves, Hulk e do He-Man, agora chegou a vez dos X-Men irem a Mearim comprar suas motos, repare bem nos trocadilhos dos nomes dos personagens com os nomes motos! Agora me explica, como isso é possível? Isso faz bem para a Marca HONDA que tem que queimar seu filme e sua imagem institucional conquistada com muito esforço, trabalho e milhões investidos, para que uma cambada de amadores venham e façam essa palhaçada que nós consumidores temos que levar a sério. É brincadeira mesmo, só pode!







16 comentários:

  1. Mais uma vez te falta informação. A Honda Motos realmente já comunicou a Mearim Motos, mas para apresentar seu case em congressos de vendedores. Pra você ter uma ideia, dessa região aí tem um cidadão que sozinho vende mais consórcio do que as regiões sul e centro-oeste juntas.
    Publicidade de varejo no interior não é para enxr os olhos, mas sim os bolsos. Sugiro a escolha de um tema mais recente pra debate. Esse já virou case, como disse ante.

    ResponderExcluir
  2. Pablo Medeiros - Natal / RN

    Todos nós sabemos que, primeiramente, o profissional de Publicidade e Propaganda é formado em Comunicação Social. (Ao menos os cursos das univerdades aqui em Natal são assim). Portanto, lamento muito o descaso com que a Publicidade e a Propaganda (Não se enganem, termos distindos mesmo), vêm tendo no Maranhão. Antes de mais nada, não vemos uma propaganda que comunique com significação. Que passe uma idéia coerente com o fato de expor/vender o produto. Onde está o Atendimento? Planejamento? O pessoal de criação? A galerinha do setor de Mídia? Venho acompanhando esse blog sempre que possível e fica difícil entender o porque de tanta barbaridade! Chego acreditar, e até achar também, que tais peças produzidas não são elaboradas por agências e profissionais, mas sim por pessoas comuns que sequer estudaram o primeiro semestre do curso e metem a cara e produzem peças horríveis como essas. O que acho mais absurdo, é um cliente aceitar tudo isso e nem, ao menos, pedir uma revisão de texto! Paciência! Diante de tudo isso, já estudo a possibilidade de montar minha agência de Comunicação Integrada no Maranhão! Quem sabe eu não tenho bons lucros por lá, né?

    ResponderExcluir
  3. é quem sabe!
    só espero que vc Pablo Medeiros nao seja como os lideres das agencia de publicidade daqui, que sao formados por "panelinhas". Hoje não se disputa uma vaga em agencia, vc tem q ser conhecido de alguem de dentro se quiser entrar, é o famoso QI, ter alguem QUE INDIQUE...
    ai o povo bota qualquer idiota e da essa bosta toda!

    gossip boy

    ResponderExcluir
  4. Caro Pablo.
    Não leve esse blog como referência do que se faz na publicidade do Maranhão. Como a proposta do blog é criticar e não elogiar, parece que ninguém tem competência aqui, o que não é verdade, e o próprio Pau no Galo sabe disso. Basta ver que tem grandes e boas agências que nunca foram citadas aqui. Agora, se você se acha melhor que nós, venha e tente. Nosso mercado está crescendo e se você for bom e estiver disposto a enfrentar algumas deficiências, fará sucesso sim.
    Não ligue também para esse boboca do gossip boy. Essa história de quem indicou é do século passado. Já passei por 4 agências e nunca ninguém me indicou para nada, deixava meu CV/portfolio e sempre fui chamado qdo cada empresa necessitava. "QI" e "panelinha" são as desculpas dos incompetentes.
    E sobre o case, Mearim, o mesmo já foi exibido até por Marcelo Serpa em palestras.
    Espero que não cortem meu post, pois diz a lenda que o Pau no Galo não gosta de ser contestado.

    ResponderExcluir
  5. Pablo Medeiros - Natal / RN
    Sigo o twitter @paunogalo e andei vendo alguns RT's em que algumas pessoas falavam que meu comentário dava uma idéia geral sobre os profissionais de P&P maranhenses. Por favor, não vamos nos equivocar em pensar isso. O meu comentário foi direcionado aos profissionais e agências (se é que existem) que elaboraram os absurdos postados aqui. Não só nesse post, mas em outros que tenho visto.

    Quando ao comentário do "Gossip Boy", é simples. Indicações, muitas vezes, são válidas e consideradas dentro de uma agência. Haja visto, o tempo para que essas agências têm para a elaboração de uma campanha é curtíssimo. O cliente entra em contato hoje, querendo a campanha pra ontem. Portanto, não vejo mal algum em ter indicações de profissionais, realmente, qualificados para assumir uma vaga dentro de uma determinada agência. É verdade que, RARAS EXCESSÕES, algum profissional muito bom fique sem emprego. Mas, na minha humilde opinião, quem está realmente preparado e fica sem emprego, é porque não faz por onde. Por isso a minha dica, é: Apareça e cresça. Você é a sua melhor marca. Se mostre para o mercado e prove que você têm qualidades de conquistar um espaço!

    ResponderExcluir
  6. Gossip boy tu é muito complexado... seleções são feitas o tempo todo, eu por exemplo, passei por uma delas há pouco tempo. Todos os meus companheiros de trabalho tem propostas de outras agencias, pra nós, de criação, o mercado está bem promissor, agora não é qualquer zé ruela mesmo que consegue não... tem que ter raça mano, tira esse nome de série do teu nick que tá infantil isso...

    ResponderExcluir
  7. Gente se tem tanta coisa Boa assim pq ainda não fizeram um blog ou site para mostrarem isso, e até quem sabe provar que o que eu falo é mentira?
    A mas desculpe-me isso é pedir muito né? Pois até as agencias, algumas nem sites tem e quando tem a única coisas que eles evitam mostrar é seu trabalhos. Desculpe-me, desculpe-me

    ResponderExcluir
  8. É bom ressaltar que as "agências" de publicidade e propaganda no INTERIOR do MA, em sua maioria, são formadas por pessoas sem qualificação. Dá nisso!

    P&P não é para qualquer zé ruela.


    A.

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me vc galo, mas vou ter que fechar seu bico. Você anda mal informado...

    Vou dar alguns bons exemplos:

    “Este é o segundo prêmio interestadual que a empresa ganha em menos de um mês já que há poucos dias levou medalha de prata, na categoria campanhas e mídias integradas, o Prêmio Colunistas 2009.”

    http://www.jornalpequeno.com.br/2009/9/9/Pagina121640.htm

    “Ele “vale ouro” pois nenhuma outra campanha recebeu nota maior ou igual a Quadrante nesta categoria.”

    http://www.quadrantedesign.com.br/2009/08/o-premio-foi-prata-mas-vale-ouro.html

    http://imirante.globo.com/noticias/pagina210205.shtml

    “O ano é de conquistas, pois além do THE BEST, a PHOCUS foi vitoriosa no Colunistas região Norte-Nordeste pela campanha dos 50 anos de O Estado, na categoria Meios de Comunicação.”

    http://www.phocuspropaganda.com.br/site/content/noticias/noticia.php?codigo=56

    “Depois de ganhar um concurso nacional para criação da logomarca da ABMI (Associação Brasileira de Mercado Imobiliário), a Quadrante Design e Comunicação, agência do Maranhão, faturou outro prêmio.É da Quadrante o design do novo selo criado em comemoração aos 40 anos da Associação Brasileira de Embalagens (Abre)”

    http://www.quadrantedesign.com.br/2009/05/saiu-na-gazeta-mercantil.html

    O mal da maioria das pessoas é querer mostrar só o lado ruim de tudo,muitas vezes para fazer sensacionalismo e/ou chamar atenção, e vc é um deles.

    Aproveito para colocar alguns sites de agências do MA, já que alguns não sabem usar o Google.

    http://www.phocuspropaganda.com.br/site/content/home/

    http://www.dhez.com.br/

    http://www.ideiapropaganda.com/content/home/

    http://www.gajo.com.br/

    Obs.: estou aqui de forma imparcial, pois não trabalho em nenhuma das agências citadas. Sou apenas uma estudante de P&P que acha injusta a proliferação de uma imagem distorcida do mercado publicitário maranhense.

    P.S.: Pablo Medeiros, só um conselho: não acredite na primeira coisa que te dizem. E se vier, seja bem-vindo e venha preparado. Abraço!

    Ananda Souza

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei essas peças publicitárias... pra morrer de rir!

    Com certeza quem fez essas peças não é uma pessoa de agência ou profissional da área.

    Como já citaram acima, no interior do estado quase não tem pessoas gabaritadas em mkt e P&P!

    E vamos lembrar que infelizmente nosso estado é pobre, empresários "pobres", população, a maioria, sem qualquer tipo de formação e que o mercado absorve, e com sucesso, peças desse tipo.

    É questão de realidade cultural do estado!!

    ResponderExcluir
  11. Até concordo com você Ananda Souza, existem boas propagandas em todos os mercados, mas saio para defender o Galo na questão que ele diz que entre 100 anúncios somente cerca de 10% estão nas normativas de uma boa criatividade profissional ou mesmo se não houver criatividade, mas que haja profissionalismo quanto a sua concepção.
    Um bom exemplo disso é tentar entender que campanhas feitas por agências no meio Outdoor tenham que ser veiculadas por trás de placas ou ramos de árvores como isso fosse o certo de ser feito. A porcentagem do que dá certo em seu mercado comparado com que é criado é muito baixo ainda para os padrões da boa propaganda, até entendo que existam boas agencias em seu estado, mas que ainda não mostraram o verdadeiro profissionalismo que existe em outros mercados até menos promissores.
    Acho que este Blog, que de uma forma também imparcial eu acompanho, faz sua parte em denunciar coisas absurdas que denigrem sim, todo um contexto e um meio profissional. Como o próprio autor do blog já disse, Não é ele que taca o Pau no Galo, não é ele que faz os erros absurdos, não é ele que contribui para isso tudo ai ta acontecendo, agora parece que tem gente ai perto de você que além de fazer errado não gostam de serem criticados ou citados como tal. Isso sim eu acho errado e incorreto, se fazem errado tem mesmo é que levar uma paulada para ver se aprende a andar de forma certa. E essa idéia deste blog é tão boa que alguns amigos aqui de Fortaleza já estão pensando em copiar, pois é necessário para denunciar e coibir certos absurdos.

    Fernando Santana – Fortaleza - CE

    ResponderExcluir
  12. Essa propaganda eh sensacional! hahhahaha

    ResponderExcluir
  13. São comerciais amadores. Vocês estão confusos. Se essa campanha produziu tantas peças, algum de vocês poderia me dizer onde está o valor do comercial? Será que nessa cidade, a loja se deu bem? Se obteve sucesso, por que achar que um bom profissional é aquele que produz peças "tops"? Não vejo isso como vergonha maranhense.

    Considero essa peça realmente tosca. Mas nela existe uma idéia ou valor que precisa ser visto, e não subestimado. E bons profissionais não nascem em grandes faculdades, trilham antes em boa educação e BOM SENSO.

    Felipe Medeiros Natal/RN

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente é triste.
    Muito Triste!
    A compreensão de Publicidade e Propaganda por algumas pessoas é além de triste, preocupante. Pois levar está " pérola " como case para justificar o seu feito, nos preocupa muito. Entender que a propaganda é a alma do negócio parece que já entenderem. Agora é bom lembrar que é a Boa Propaganda( com P maiúsculo), feita por PUBLICITÁRIOS ( que também tem que ser com P maiúsculo).
    Profissionais estes comprometidos coma a Comunicação Publicitária da empresa que tem como conseqüência o retorno, seja em venda a curto prazo, ou a longo prazo. Mas principalmente a imagem da empresa junto aos seus públicos.
    A afirmação de ter vendido muito, não quer dizer que foi por esta maravilha de comerciais exibidos e sim pelo batalhão de vendedores que são soltos nesses municípios, além das propostas de financiamentos a perder de vista que as financeiras oferecem.Tudo sem entrada e prestações baixíssimas. Isso sim é que pode ter feito com que a "campanha" pareça ter sucesso. Acredito que no máximo o recall seja no campo da gozação em relação à pérola e que funciona como uma das mais simples funções da propaganda, a da lembrança. E lembrar pelo oposto ao belo, já não é grande coisa!
    Pois, faço uma pergunta : SERÁ QUE O MATERIAL IMPRESSO QUE É MOSTRADO, ALI EM LOCO, NA HORA DA VENDA,NA CONCESSIONÁRIA É DE TÃO PÉSSIMO GOSTO CRIATIVO E DE PRODUÇÃO SIMILAR AO MATERIAL DE TV ?
    Porém, uma coisa é certa, cada público tem a sua comunicação específica, até mesmo para que ele possa entendê-la e retornar ao emissor da mensagem. (como já diziam os nossos teóricos da comunicação - se é que os criadores das pérolas têm idéia do que isso significa)
    Enfim, não podemos nos firmar nesses grosseiros exemplos de comerciais de tv para fazer uma análise da nossa propaganda. Eles servem para que saibamos como não fazer e como não nos deixarmos contaminar com argumentos de venda ( com certeza de quem idealizou a " peróla ") para justificar uma prática triste no mercado de propaganda do nosso estado.
    Por outro lado, cada um tem o comercial que merece, visto que paga por ele. E muitas das vezes por esse motivo, o cria. E se para ele, nesse momento está dando certo, Paciência.

    ResponderExcluir
  15. ao amigo do 1º comentário, pinte no seu cuzinho uma mira e saia na rua de 4, já que pra vc vale tudo pra ganhar dinheiro, até o bizarro e ser ridiculo, uma prova da grande venda dele lá seria se ele investisse na comunicação poderia vender muito mais, só que o ignorante sem estudos axa que o cômodo e ta ótimo, vc é um ridículo hô bobão, vai procurar estudar.

    ResponderExcluir
  16. Não amigo, você que precisa estudar, pois tens um texto xulo, e ainda escreve "acha" com "x". É foda ter duas graduações, uma especialização e a metade de um MBA e ainda ter que ler linhas escritas por mentes imberbes (sem barba, para que evitar que os menos favorecidos como você percam tempo e banda de internet fazendo a busca no Google).
    Ah, a palavra bobão lembra muita da minha infância, na terceira série... Não me lembro de tê-la empregado depois disso...

    ResponderExcluir