domingo, 18 de abril de 2010

Marketing negativo na Imagem de um Shopping que já nasceu fadado ao Fracasso?

Milhares de pessoas lotaram o Rio Anil Shopping, que abriu suas portas pela primeira vez às 12h desta quinta-feira (15). A Inauguração do shopping Rio Anil foi marcada por muito tumulto e confusão. Para começar as pessoas tiveram dificuldades de acesso em função dos congestionamentos. O trânsito parou e as pessoas não conseguiam se locomover. A situação se agravou, quando o ator Cauã Reymond chegou no local, para uma tarde de autógrafos. Várias pessoas cercaram o ator que teve que ser retirado as pressas do local. Por medida de segurança, todas as apresentações de artistas e suas respectivas tardes de autógrafos foram canceladas. Na ocasião, vândalos quebraram as portas de vidro e aproveitaram para saquear algumas lojas, dentre elas a C&A e Riachuelo. No entanto o superintendente do Shopping Rio Anil, Adriana Pinheiro, junto com sua assessoria de comunicação, covardemente negam que tenham ocorrido saques e quebra-quebra no local. Adriana Pinheiro afirmou que, por medida de segurança, o Shopping foi fechado por algumas horas para tentar controlar o fluxo de pessoas no local.
Na ocasião o trânsito engarrafado nos dois sentidos da Avenida São Luís Rei de França alterou os ânimos. Agentes da SMTT apenas na rotativa de acesso à avenida não conseguiam controlar os desrespeitos à sinalização ao longo da via. Aos motoristas restou a paciência em esperar por até duas horas, em média, para atravessar a via. Entre uma brecha e outra, motoqueiros ultrapassavam sem cuidado algum. E a multidão que dispersava ou se dirigia para o shopping, atravessava e andava em meio aos carros, sem atenção.
Policiais nas entradas coordenavam a saída dos que ainda persistiam no prédio, mesmo com as atividades já suspensas. Mais de 60% dos que ontem compareceram ao local eram adolescentes, de acordo com a polícia. Em grupo ou sozinhos, eles protagonizaram as cenas de vandalismo e já do lado de fora, alguns insistiam em desafiar os policiais gritando e insinuando provocações. “As aulas suspensas contribuíram para esse grande número de jovens aqui. E sem nenhuma distração resolveram passar o tempo no shopping para ver os atores, principalmente”, disse o capitão Sérgio Nogueira. Para ele, a atitude dos jovens “mostra a má educação e por causa deles, tiveram que suspender o movimento. Quanto aos artistas, a assessoria do shopping não soube informar por se tratar de contrato de responsabilidade das lojas. Hoje, o shopping funciona em seu horário normal – das 10h às 22h. A fim de evitar a confusão formada na noite do dia 15, o policiamento vai ser reforçado na porta do shopping.

Será que com toda essa criatividade em sua inauguração, o Shopping Rio Anil ainda conseguirá recuperar uma imagem positiva e atraente para motivar o publico alvo de seu segmento a frequentar o empreendimento, ou se tornará um mero Colonial Shopping da vida, com corredores lotados de estudantes e ninguém comprando nada? Na minha opinião bons profissionais de marketing teriam previsto e evitado esta catástrofe, mas isso parece que eles não tem.

19 comentários:

  1. Algum "marqueteiro" local tem a humildade de prever fracassos? Em quase 10 anos de vida publicitária eu nunca vi isso.
    E a prefeitura junto com a respectiva secretaria , chegou a fazer algo ANTES do ocorrido? Algum planejamento local? Não. 2 aanos de contrução e a prefeitura JUNTO com a FRANERE não fizeram PORRA nenhuma pra evitar congestionamento em um local com trânsito já saturado. Já era previsível isso. Jovens sem nada na cabeça(seja ele rico ou pobre, não vamos segmentar apenas um tipo. É um todo sim.) irão fazer o que bem entender em um novo empreendimento que eles tanto amam! E DESENVOLVIMENTO não é apenas contrução de shoppings e sim educação, saúde, segurança, tranporte... coisa que a cidade de São Luís não tem. E quando tem, infelizmente é precário. Mas há algumas que se destacam sim, e que infelizmente são poucas.
    Pobre ATENAS BRASILEIRA!

    ResponderExcluir
  2. Fracamente são luís está de parabéns por mostrar o que é!!!
    o já famoso shopping COCOCO = Cidade Operaria, COhabe e COhatrac, ou como disse um site do piauí, "o shopping dos farofeiros", foi a gota de esgoto que tiraram da imagem corporativa da CAEMA, para o rio anil e sua prole desordenada se debaterem feito peixes fora d'água.
    os pokemons do sao luis shopping + os favelados sem aula se encontraram para uma batalha de vida ou morte, e até escolheram sua líder, a tal da loka do rio anil.
    Parabéns!!

    GOSSIP BOY

    ResponderExcluir
  3. Pô, amigo Galo, eu esperava toda uma análise da estratégia de marketing do Shopping, acompanhada de suas críticas e sugestões para que o ocorrido fosse evitado e chego aqui e me deparo com um texto meramente jornalístico, com uma conclusão óbvia. Porra, amigo Galo! Ficou devendo nesse post, mas valeu a intenção. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. também concordo com o amigo aí em cima! Perdeu o foco em amigo... Queria ter lido coisas mais detalhadas sobre o mkt e a publicidade, erro no publico-alvo... essas coisas. Me deparei com criticas a prefeitura sobre transito, mal educação do povo, falta de aula... É pau no galo ou é pau no governo com resvalos no galo?

    ResponderExcluir
  5. Gente tenham humildade e não vejam só as coisas ruins porque nossa cidade é linda, apesar que precisa ser melhorada em vários aspectos.

    ResponderExcluir
  6. você quis dizer em todos os aspectos... eu sei que sim!!

    gossipboy

    ResponderExcluir
  7. O Girafas do Shopping Rio Anil teve o maior recorde de vendas de todas as lojas da cadeia em todo o nordeste em um único dia. A Gabryela está operando acima das suas expectativas, segundo o marketing da empresa...

    Coo vemos, análises rasas levam a pensamentos inconclusivos. O Sucesso depende de quem tem acesso aos números. Você galo, não o tem pela falta de informação

    ResponderExcluir
  8. Se você se identificar eu teria o prazer de lhe apresentar outros números e exemplos de uma pesquisa feita com o nome e Marca do shopping, que apresentam um embasamento de uma outra realidade sobre a negatividade da Marca que no caso é a do Shopping em questão, que começou totalmente errada.
    Este blog tende a ser imparcial em suas opiniões, onde temos o interesse de mostrar somente os erros adversos do mercado na área de comunicação e promoção. Já no caso do amigo (Anônimo) que mesmo com tantas provas que a mídia já veiculou em ressalvas a associação negativa da Marca Shopping Rio Anil, ainda tem argumentos que vão contra a realidade?

    Veiculações essas que tem um peso muito forte para formar uma poderosa opinião popular negativa que me dá embasamento no que foi dito. Suas explicações em defesa do empreendimento ainda estão no mínimo a duvidar.

    Pelo menos essa inauguração conturbada irá servir para orientar seus concorrentes futuros de mesmo segmento, onde eles não poderão errar em suas iniciativas. Viu amigo (Anônimo) ? Pelo menos para alguma coisa essa pouca vergonha de inauguração de um empreendimento que foi dito como de peso serviu.

    ResponderExcluir
  9. Imagina quando o shopping da ilha inaugurar daqui a um século. será q a mentalidade
    ignorante da população vai tornar este, o novo point da turma do vandalismo e as crianças pokemons? quem será a loca do shopping da ilha? qual ator global vai ter certeza da realidade dos animais que aqui vivem?
    triste. Don't cry for me São luís!

    gossipboy

    ResponderExcluir
  10. Do mesmo jeito que tu defende tua anonimidade eu defendo a minha, afinal nao gostaria de ver meu nome atrelado a um canal raso. Insisto em comentar pelo único motivo de me incomodar em espalhar a miopia com teus posts imprecisos.
    Se é o arauto da honra, revele então a fonta da pesquisa e os dados por ela obtidos.
    Caro galo, informação só vira conhecimento se for compartilhada.

    Citei dois casos reais em meu texto (Gabryela e Girafas), por que apenas insinua ter dados comprobatórios?

    Galo, nesse mercado tu ainda é pinto novo, ou se já saiu do ovo.

    Não é a primeira vez que tu analisa os fatos como consumidor enraizando sentimentos pessoais em teus pobres posts.

    Acho que alguem precisa ter uma noção maior de realidade.

    ResponderExcluir
  11. Olha (Anônimo), que meus pobres posts como você os classifica, já fizeram muito neguinho ai perder bons clientes e voltarem andarem na linha como deve ser feito por comprometimento a sua profissão. Quem sabe você não é um belo exemplo disso!

    Só tenho a lamentar e lhe digo mais, meus posts tem comprometimento com a verdade e a transparência dos fatos! Jamais postarei algo que não aconteceu e que não foi dito, não tenho o mesmo caráter dos comunicadores Maranhenses.

    ResponderExcluir
  12. "meus pobres posts como você os classifica, já fizeram muito neguinho ai perder bons clientes e voltarem andarem na linha como deve ser feito por comprometimento a sua profissão"

    Além de covarde é pretensioso...se liga véio, 70% do mercado nunca ouviu falar em ti!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo, vc já vem novamente com essa historia batida de que ninguém do mercado conhece o Galo e tal, deve ser pq vc não faça parte do mesmo mercado que eu, e outra, como já lhe disse não faço este blog para as pessoas dos quais os erros aparecem aqui, mantenho este blog para que todos, eu disse, todos de uma forma geral, possam ver o quanto vc e uma turminha da qual vc faz parte não merecem o status de “ Profissionais da Comunicação”
    Quem taca o Pau no Galo não sou eu, quem contribui para as criticas não sou eu, são muitos profissionais covardes e incompetentes como vc que tentam estragar algo que ainda nem aconteceu: A Conquista plena de um mercado publicitário profissional ético e competente.
    Pelo contrario, quero muito um dia não ter mais notícias e matérias a postar nesse blog, pois ai entenderei que meu papel talvez tenha se cumprindo, manter os olhos dos verdadeiros profissionais abertos para que exerçam sua profissão de forma ética e competente.
    Mas se vc se importa tanto com minha audiência, é só vc conferir no ícone de visitas e vai ver que não sou tão fora da mídia assim como vc. Pois pelo que muitos comentários podem provar, existem pessoas que acompanham nosso trabalho até de outros mercados nacionais. Agora faça algo parecida para pelo menos tentar justificar sua passagem terrena por aqui.
    Pau no Galo

    ResponderExcluir
  14. Bem, existem outras formas de contribuir para a elevação do nível da propaganda local que não seja um blog belicoso, mal-escrito e pretensioso. A saber:
    1. Prospecção de clientes de fora. O nível de exigência de empresas de RJ e SP forçam a elevar o nível do trabalho aqui. E briga os concorrentes locais se mexerem e investir mais em propaganda bem-feita.
    2. Há pelo menos 4 agências top (top mesmo, tanto que jamais foram citadas aqui nessa pocilga) que estão investindo em novas sedes, para melhor acomodar seus profissionais e melhor atender seus clientes
    3. 80% das agências de nome estão filiadas à ABAP, trabalhando em temas como práticas anti-éticas com veículos e upgrade nos fornecedores locais, para que estes possam melhor atender o mercado
    4. Os cursos de pós-graduação do CEUMA, Cedecon e Isan estão recheados de profissionais – e até donos! – de agência, que investem em aprender cada vez mais além de proporcionar capacitação das equipes

    Pra mim, isso sim é contribuir para “A Conquista plena de um mercado publicitário profissional ético e competente”. Curioso é você falar de ética sem que ninguém saiba quem você é; e falar de competência sem mostrar propriedade para tal. E ainda chama os anônimos de covardes huhauhuahuhauhaa

    Bem, fica aí com essa tua frustração e esse blog tosco que deve ser uma catarse pra você. Prefiro tentar me posicionar profissionalmente nas agÊncias que INVESTEM no mercado do que METER O PAU no mesmo. Ainda que um coitado como vocÊ ache isso “incompetência”.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo leia os Comentarios que mais parecem artigos no post "Os Bobos da Mearim Motos", muita coisa lá responde seu despeito... Tem muita gente de fora ao contrario do que vc diz (que este blog não tem audiência) que realmente entende do assunto falando o que só vc não quer compreender. Lamento meu caro, você ainda ser um amador!

    ResponderExcluir
  16. puotz tu não baixa a bola nem diante de comentários com argumentos e pertinentes hem..."discutir" uma questão não é montar em arrogancia nem ser intransigente...muito menos achar que todo mundo (menos você) é incompetente e amador, tem muita coisa profissa comentada aqui, baixa a bola

    ALIÁS, queria saber do alto de tua sapiência, talento, visão e experiÊncia: o que tens a dizer sobre o início da transmissão digital pela Mirante, Ó guru de todos os publicitarios

    ResponderExcluir
  17. Sabia. O "mestre da verdade" Pau no Galo acho que seuqer sabe o que é TV Digital. E nem deve saber que aqui em SLZ ja tem.

    ResponderExcluir
  18. Calma, o Pau no Galo irá responder... só que ele anda dando uma lidinha antes! uahauhauhauaha

    ResponderExcluir
  19. Independente do que escrevas, pau no galo, procure reler e reler seus posts antes de inseri-los nesse bloguinho, tá certo.
    E por favor, deixa de ser arrogante e procura estudar pra, pelo menos, ter base no que fala, ao invés de sair por aí procurando defeitos na comunicação maranhense. E quem és tú pra dizer que o mercado publicitário é incompetente?
    Por um acaso você é um publicitário, competente? Quais os seus trabalhos?
    Ao invés de mostrar o ruím, faz melhor meu caro, aí sim você conseguiria a tão desejada fama que procura. Já vi que redator não não dá pra ti. Afinal escreve mal pra caramba, erra todas as concordâncias, e fica buscando no dicionário palavras difícies pra tentar mascarar sua notória inesperiência. Sabe fazer arte, pelo menos, só pede pra algum amiginho da tua turma fazer um textículo legal pra vc, e mostre seu talento. Ou será você um mero desclassificado que não conseguiu ainda nem se graduar em qualquer que seja a área. Desde quando se interessa pela comunicação, o que sabe sobre ela, trabalha com isso? Porque pelas asneiras que falas fica fácil enxergar o tamanho de incapacidade criativa.

    ResponderExcluir